• 24MAR

    A Importância do Descanso no Ganho de Massa Muscular

    Se você passou algum tempo lendo revistas de musculação ou visitando sites relacionados, provavelmente você já foi surpreendido com a quantidade de informação que está disponível atualmente. Há muitas opiniões, inclusive muitas vezes conflitantes, sobre como melhorar seu treino e quais suplementos tomar. O que você dificilmente encontra, no entanto, é uma boa explicação sobre a fase de recuperação. Isso é porque não há dinheiro a ser feito a partir deste assunto, e é por isso que as revistas tendem a não discuti-lo. E por parecer ser um tema chato, muitos iniciantes não tomam tempo para aprender mais sobre isso.

    Se nós entendermos como músculo cresce, então saberemos por que a fase de recuperação é tão importante. Se você quer forçar seu corpo a crescer no que diz respeito a ganhar massa muscular, então a primeira coisa a fazer é dar a ele uma razão para crescer. Afinal, biologicamente falando, massa muscular é difícil de manter, e seu corpo definitivamente não quer lidar com isso. Seu organismo terá que ter uma boa razão para querer aumentar o tamanho dos seus músculos.

    Quando você levanta um peso pesado e desafia seu músculo além de seus limites anteriores, as fibras musculares são rasgadas e devem ser reparadas. Seu corpo vai reconstruir o músculo com mais massa e com mais força do que antes a fim de evitar que esse tipo de estresse não se repita no futuro. Mas o que isso tem a ver com a fase de recuperação?

    Músculos devem ter tempo suficiente para se regenerarem antes de serem colocados sob esse tipo de pressão novamente. Isso requer nutrientes adequados da sua dieta, mas também requer quantidades significativas de descanso. Você deve limitar a freqüência de seus treinos para garantir que o seu corpo está pronto. Muitos especialistas recomendam apenas algumas horas de treinamento por semana. Em muitos casos, menos tempo na academia significa mais músculos.

    O overtraining, por exemplo, ocorre geralmente por excesso de treinamento e pode colocar uma grande pressão sobre o sistema nervoso e o sistema imunológico, para não mencionar em seus próprios músculos. Isso é porque seus sistemas nervoso e imunológico demoram mais do que os seus músculos para se recuperarem. Você precisa ter muito cuidado para evitar o excesso de treinamento na academia. Se acontecer de você exagerar, de vez em quando, tome o cuidado para isso não se tornar um hábito.

    Estes conselhos podem salvá-lo do overtraining ou mesmo de uma lesão muscular grave. Agora que você sabe a importância que o sono e o descanso tem no ganho de massa muscular, procure encurtar seus treinos na academia para quarenta e cinco a cinquenta minutos diariamente ou treinar em dias alternados durante a semana. Além do tempo para descanso, você também irá ganhar mais energia e disposição para seu dia a dia.

    Autor: Marcelo Torres

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