• 05ABR

    Corda de Pular – Um Equipamento Barato e Extremamente Eficaz

    Qual equipamento de exercício vendido por menos de vinte reais cabe em uma gaveta, pode ser usado por toda a família, melhora o condicionamento cardiovascular enquanto tonifica os músculos ao mesmo tempo? Ou se usá-lo por apenas 15 minutos queima as calorias de uma barra de chocolate? A resposta: uma corda de pular.

    Pular corda é um ótimo queimador de gordura. Você tem que correr muito para queimar mais calorias do que você pode queimar pulando corda. “Isso é especialmente benéfico para o coração”, diz Peter Schulman, professor associado do setor de Cardiologia / Pneumologia da Universidade de Connecticut em Farmington, Estados Unidos. “Pular corda fortalece a parte superior e a parte inferior do corpo e queima muitas calorias em um curto espaço de tempo, mas outras considerações irão determinar se esse é um exercício apropriado para um indivíduo.”

    Ele vê pular corda não como uma brincadeira de criança, mas como um exercício o qual adultos podem acrescentar em suas rotinas de treino. “Ao pular corda, você estará colocando pressão direta sobre os joelhos, tornozelos e quadris, mas, se feito corretamente, é uma atividade de menor impacto do que correr.”

    Requisitos básicos:

    As cordas com rolamento são as melhores por serem mais leves, mais qualquer uma serve, desde que não seja muito grossa, se não ela fica muito pesada e atrapalhará um pouco seu rendimento. As mais procuradas por profissionais são as cordas de plástico, pois as de sisal, couro e nylon costumam ser muito leves. Para começar a pular, siga os passos:
    • Ajuste a corda segurando as alças e pise na corda com os dois pés.
    • Enquanto pisa, ajuste o tamanho da corda para que as alças atinjam suas axilas.
    • Use tênis com amortecimento, de preferência tênis especial para práticas esportivas.
    Você vai precisar de uma área de quatro por seis metros e uns vinte centímetros de espaço acima de sua cabeça para pular corda com conforto. A superfície de exercício é muito importante. A dica é não pular corda sobre tapetes ou em um gramado. Enquanto o tapete reduz o impacto, a desvantagem é que ele “agarra” a sola dos seus sapatos, prejudicando o tornozelo.

Categorias