• 21JUN

    Benefícios do Treino Cardiovascular

    Vivemos numa sociedade marcada pelo sedentarismo, acompanhada de maus hábitos alimentares e grandes níveis de stress.

    A inatividade física aparece como o maior factor de risco para a doença da nossa sociedade (Erikssen, 2001), é comum em grande parte da população, que por vezes não tem consciência que não é preciso fazer “maratonas” de treinos para obter benefícios da prática regular de exercício.

    Segundo o ACSM (2000), são suficientes 30 minutos de atividade física diária, para beneficiar dos efeitos do exercício, sejam fisiológicos ou psicológicos. Pode ajudá-lo a controlar o peso, reduzir o stress, baixar a pressão arterial, ajudar a controlar a diabetes e reduzir o risco de doença cardíaca. E o melhor é que não necessita trabalhar numa intensidade em que outra hora se pensava. Actividades leves a moderadas, comocaminhar, podem baixar níveis de risco, não sendo necessário efectuá-las todas de uma vez. Se não dispõem de 30 minutos, pode dividi-los em 3 caminhadas de 10 minutos por dia, será igualmente efectivo e ajustável à sua rotina diária.

    As evidências são garantidas, a prática regular de actividade física diminui a incidência de doenças das artérias coronárias, a hipertensão, aobesidade (melhora o perfil lipídico), alguns tipos de cancros (cólon, próstata, estômago, etc.), diabetes tipo II, osteoporose, etc.

    Lembre-se que para começar deve escolher actividades que goste, e comece devagar... não demorará muito a aumentar a duração e intensidade, reduzindo assim o risco de lesão. Seja qual for a sua escolha, mova-se ! Tudo ajuda, e irá sentir e verificar as mudanças na sua vida!

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